Postura Corporal
Mais importante do que assumir uma postura correta ou incorreta, é a manutenção da mesma postura por um longo período. Na verdade, e como muitos especialistas afirmam, a postura correta é a próxima postura. São os momentos estáticos, as ações repetitivas e prolongadas no tempo que mais desencadeiam a dor músculo-esquelética.
Por isso, e para evitar a dor, ao longo do seu dia a dia faça breves pausas e altere frequentemente a sua postura corporal.
- Arrumar ou limpar gavetas
Evite arrumar ou limpar gavetas baixas com as costas dobradas. Esta ação provoca grande aumento na zona lombar e uma consequente herniação do núcleo pulposo da vértebra. Esta postura, quando mantida e repetida ao longo do tempo, aumenta a probabilidade do aparecimento das hérnias lombares. Procure sentar-se num pequeno banco, mantendo em todo o momento uma ligeira contração da musculatura abdominal para proteção da coluna.
- Varrer ou aspirar a casa
Evite utilizar uma vassoura ou um aspirador com um cabo demasiado curto, pois provocará a inclinação do tronco à frente, aumentando a pressão na zona lombar e cervical. Com os pés afastados, o movimento deverá ser realizado com todo o corpo.
- Arrumar objetos ou caixas pesadas
Se nenhum profissional de saúde ou desporto o ensinou a levantar pesos, tenha pelo menos atenção às suas costas. O peso que levanta ou empurra multiplica-se na coluna. Tente realizar estas ações sempre com ajuda, com as duas mãos e com as costas direitas.
- Cozinhar / engomar
É tão errado inclinar o corpo com os ombros projetados para a frente, a trabalhar no computador, como na cozinha. Mantenha os ombros para baixo e para atrás com as costas direitas. Os cotovelos devem estar junto ao corpo.
- Como melhorar a sua postura corporal