Desporto para Todos

Desporto para Todos


AVISO

  • A divisão de Desporto da Câmara Municipal de Espinho informa que, respeitando orientações da DGS relativamente à prática de desporto e competições desportivas no contexto da situação pandémica atual, as inscrições para as atividades da piscina Municipal, nomeadamente  natação adaptada encontram-se suspensas.
  • A autarquia procura valorizar a segurança da população e a saúde pública, face aos riscos associados ao funcionamento de um equipamento desta natureza.
  • O encerramento destas atividades foi decidido após ser feita a avaliação das normas, regras e orientações necessárias para a reabertura dos espaços públicos.
  • Aconselhamos a consulta frequente deste espaço para ficar a conhecer novas alterações.



"O desporto para deficientes é um elemento primordial na reabilitação física e psíquica, porque induz autoconfiança e desenvolve a inteligência, espírito de competição e camaradagem". 
Sir Ludwing Guttman, (1899-1980)


Projeto "Desporto para Todos"
Desde o grande impulsionador do movimento moderno do desporto para pessoas com deficiência, Sir Ludwing Guttmann, que são enumerados os benefícios da atividade física no processo de reabilitação, tanto ao nível das dimensões físicas como psicossocial. 

Com o projeto "Desporto para todos", o município de Espinho pretende trazer às pessoas com deficiência, influências positivas no seu processo de reabilitação, desenvolvimento pessoal e emocional, e melhorias consideráveis ao nível do seu autoconceito e autoestima, aproveitando o conhecimento especializado dos seus técnicos e infraestruturas, oferecendo um programa direcionado as necessidades de cada um e independente do nível de desempenho que cada um alcance.

Através da implementação deste projeto pretende-se: 
  • Oferecer uma resposta desportiva adequada às suas capacidades/competências de cada um;
  • Proporcionar experiências significativas, organizadas e diversificadas;
  • Aproximarmo-nos da população com deficiência modificando o tipo de respostas dadas para que também elas possam participar ativamente da sociedade e realizarem atividades prazerosas nos seus tempos livres/lazer.
As ofertas das atividades têm vários enquadramentos podendo ser dada uma resposta mais individualizada no âmbito do desporto/reabilitação e em grupos de nível e/ou integração em classes regulares em âmbitos que vão desde a recreação/lazer à formação/competição. Sempre que possível e que a modalidade possibilite essa resposta é a mais inclusiva possível observando-se, no caso da natação, um grande número de alunos incluídos no normal funcionamento da escola de natação.

A inclusão neste projeto carece de uma inscrição e é gratuita para os residentes no concelho de Espinho. Alunos integrados na escola de natação e residentes no concelho beneficiam de um desconto de 50% na mensalidade.

Atualmente, são disponibilizadas de uma forma regular as modalidades de natação, na piscina municipal de Espinho e boccia na Nave Polivalente. Pontualmente são realizados alguns encontros desportivos experimentais de outras modalidades (atletismo, vela, hipismo, surf, etc.).

  • Horário das Atividades

    • Boccia

    • Natação Adaptada

  • Mais informações