Educação Física e Motora - Crianças

Educação Física e Motora - Crianças

Na sociedade ocidental atual as crianças vivem vidas aceleradas, causadoras de stress e défice de atenção. A inatividade física dos mais novos tornou-se um problema com consequências nefastas para o futuro. As nossas crianças apresentam hoje fraqueza muscular, descoordenação motora, problemas de postura e níveis altos de obesidade.

Antigamente as brincadeiras obrigavam ao esforço físico, como o subir às árvores, jogar à apanhada ou mesmo o popular futebol de rua. Hoje, verificamos que maioria das brincadeiras acontecem em casa, dentro de quatro paredes e normalmente em frente à televisão, tablet ou consola. Os problemas posturais são por isso frequentes e pouco enriquecedores para o desenvolvimento da criança.  

Ao proporcionarmos um bom desenvolvimento psicomotor das nossas crianças, estamos a potenciar as seguintes vantagens: 
  • Mais saúde com a diminuição do peso, o aumento da densidade óssea e o bom desenvolvimento do sistema cardiovascular.
  • Correto desenvolvimento da postura, equilíbrio, ritmo, coordenação e da tonicidade em atividades.
  • Trabalho de socialização.
  • Capacidade em ultrapassar obstáculos.
  • Aumento da concentração.
  • Desenvolvimento dos centros cerebrais da tomada da decisão e do raciocínio lógico.

IMPORTANTE: 
Os jogos que iremos apresentar devem ser realizados em locais seguros e de acordo com a idade da criança. Crianças com bom desenvolvimento físico necessitam de espaços maiores e mais protegidos. Por vezes a bola pode ser substituída por uma almofada ou uma cadeira por um círculo no chão. 

  • Manipulação da Bola (Dos 4 aos 10 anos) 
Objetivo: coordenação, concentração, noção espaço/tempo 
Materiais: Bola (de preferência de ginástica) e espaço adequado 
Tarefas: Havendo apenas uma bola o adulto exemplifica primeiro as diversas tarefas:
  • Passar a bola à volta da cintura;
  • Passar a bola à volta dos joelhos;
  • Passar a bola à volta dos pés (sem tocar no chão e tocando no chão);
  • Passar a bola em oito, pelas pernas (sem tocar no chão e tocando no chão);
  • Driblar com uma mão, alternado ou com as duas mãos em simultâneo. 
  • Balão voa-voa (+6 anos)
Objetivo: Coordenação, noção espaço/tempo, equilíbrio, gasto energético 
Material: balões e espaço amplo e protegido 
Tarefas: com um ou mais balões – dependendo do nível de exigência – a criança deverá tocar no balão, para que este não caia ao chão. Deve ser realizado o maior número de toques possível. 
  • Jogo da Macaca (+ 4 anos)
Objetivo: coordenação, força muscular, equilíbrio gasto energético 
Materiais: Conforme esteja disponível: giz, tinta ou fita-cola de papel. Tampa de plástico 
Tarefas: Depois de desenhada a macaca, a criança atira tampa de plástico para a primeira casa e ao pé-coxinho apanha o objeto e volta para trás.  
Repete o processo até chegar a última casa. Nas casas 4, 5, 7 e 9, os pés devem ser colocados em simultâneo.

  • Saltar à corda (+ de 4 anos) 
Objetivo: coordenação, força muscular, equilíbrio, noção do esquema corporal e noção espaço/tempo. 
Materiais: uma corda e espaço seguro 
Tarefa: Numa fase inicial, pode começar com a corda no chão, permitindo que a criança salte de um lado para o outro ou se equilibre. Numa fase mais avançada, a criança segurará as pontas da corda com as duas mãos, com a corda atrás da criança no chão junto aos calcanhares, realiza um movimento circulatório dos membros superiores para a frente. O objetivo será realizar esta tarefa o maior número de vezes possível, saltando e sem embater na corda.

  • Congelado (+ 4 anos) 
Objetivo: concentração, coordenação, ritmo e noção espaço/temporal 
Material: música e espaço adequado 
Tarefa: Com o auxílio de um dispositivo de música, a criança dança ao som da mesma, congela sempre que a música pare. O adulto controla e para a música com a frequência desejada. 
As músicas escolhidas deverão apresentar ritmos diferentes para que as crianças possam ter várias dinâmicas de dança. Poderão ser atribuídas pontuações ou ser escolhidas as melhores estátuas.  
  • Caixinha de surpresas (dos 4 aos 6 anos) 
Objetivo: sentido tátil 
Material: caixa com furo em forma de círculo (pode ser decorada pela criança). Objetos diversos (tampas, lápis, bola, etc.). 
Tarefa: Sem a criança ver, o adulto coloca um objeto dentro da caixa. Depois, a criança coloca a mão dentro da caixa e tenta descobrir que objeto o adulto colocou lá dentro. 
 
  • Toca do coelho (dos 4 aos 6 anos)
Objetivo: Sentido de oportunidade, coordenação, tonicidade, finta.  
Material: várias cadeiras, espaço amplo e seguro 
Tarefa: Com as cadeiras (tocas de coelho) distribuídas numa sala ou noutro espaço amplo, a criança passa de uma cadeira para outra em fuga do "lobo mau". O adulto, que faz de "lobo mau", não deve correr, tendo que ajustar a sua velocidade para dar tempo de a criança mudar de cadeira. A criança poderá entrar na toca, subindo à cadeira ou escondendo-se debaixo dela. 
  • Futebol Sentado (+ 4 anos) 
Objetivo: equilíbrio, coordenação motora, noção espaço/temporal 
Material: Bola (preferencialmente de espuma), espaço amplo e seguro de demais objetos 
Tarefa: O espaço deve ser marcado, frente a frente colocam a bola no centro que poderá ser impulsionada com qualquer parte do corpo, menos com as mãos. O jogador deverá obrigatoriamente estar sentado no chão e com pelo menos uma das mãos apoiadas e quando a bola passar a linha do fundo é assinalado o golo.